Comemora-se hoje o dia da Língua portuguesa e da cultura lusófona. Vale a pena, então, fazer um fio rápido sobre a CPLP, Organização Internacional não muito conhecida.

Criada oficialmente em julho de 96, a CPLP reuniu Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe; e em 2002, após sua independência, Timor-Leste torna-se o oitavo membro da Instituição, configurando presença em 4 continentes.

O objetivo central da Instituição reside na concertação política. Para além da difusão da língua portuguesa, a CPLP possui ampla concertação político-diplomática, a exemplo da promoção da paz, Democracia, Desenvolvimento e Justiça Social.

Exemplo importante dessa concertação é a aprovação de Resolução no âmbito da Assembleia Geral da ONU sobre cooperação entre a Organização e CPLP que reconheceu a relevância da língua portuguesa para as relações internacionais e o compromisso da CPLP em resolver questões globais.

Outro exemplo importante da concertação político-diplomática é a atuação da Instituição junto à comunidade internacional no processo de estabilização política da Guiné-Bissau.

Em suma, a magnitude da representação da CPLP, por si só, já demonstra sua importância para as Relações internacionais. São mais de 10 milhões de km² de território e aproximadamente 270 milhões de pessoas. Seu papel é significativo no tabuleiro internacional e merece atenção.

--

--

Pesquisador de História das Relações Internacionais. Baterista, fã de Jazz e vinhos de países alternativos.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Alexandre Lins

Alexandre Lins

Pesquisador de História das Relações Internacionais. Baterista, fã de Jazz e vinhos de países alternativos.

More from Medium

Stay Awake

3 Pieces of Advice I Wish Someone Had Given Me

Love Life: Dealing with Unrequited Love

How to have the war talk with tweens or teens?